Skip Ribbon Commands
Skip to main content

  • Qual a documentação necessária para a inscrição?

    São necessários:

     - cartão de cidadão;

     - caderneta predial;

     - certidão comercial, cópia NIPC (no caso de pessoa coletiva).

    Caso seja rendeiro, será necessário apresentar ainda o contrato de arrendamento.

  • O que tenho de fazer para ter acesso à água?

    ​​Deverá dirigir-se ao edifício de apoio à exploração, do respetivo Aproveitamento beneficiado, e solicitar junto dos técnicos a abertura da boca de rega, sendo que previamente deverá ser feita a respetiva ficha de inscrição.

  • O que é um utilizador precário?

    ​Utilizador precário é o titular de um prédio, que não estando beneficiado pelo aproveitamento hidroagrícola, solicita a utilização de água (do Aproveitamento Hidroagrícola mais próximo) e, após cuidada análise e respetivo deferimento da EDIA, utiliza essa infraestrutura, para assim regar o seu prédio.

  • A quem é faturada a componente conservação e exploração?

    A componente de conservação deverá ser faturada ao titular constante na certidão da conservatória do registo predial. A componente de exploração é faturada ao beneficiário inscrito.

  • Quais os períodos de Faturação?

    Abril: Contempla o valor referente à água consumida (​m3) no último trimestre do ano anterior, e o valor da componente conservação do ano presente;

    Outubro: Contempla o valor referente à água consumida (m3) durante os primeiros três trimestres do ano (Janeiro-Setembro).

  • Como posso saber o caudal que terei disponível?

    ​​Deverá ser consultada a placa colocada no hidrante, ou os técnicos da EDIA. No ato da inscrição é-lhe indicado o hidrante e boca a que se deverá ligar, bem como o caudal e pressão disponibilizados.

  • Tenho de efetuar uma inscrição todos os anos?

    Sim, no início de cada campanha de rega, entre Janeiro e Abril, deverá ser efetuada/renovada a respetiva inscrição, visto que no fim de cada ano são fechadas todas as bocas de rega para manutenção, limpeza, e leitura de contadores.

  • Quais os métodos de pagamento disponíveis

    A fatura indica os métodos de pagamento que poderá utilizar.​

    É possível efetuar pagamentos por:

     - Multibanco;

     - Presencialmente no edifício sede da EDIA em Beja.

  • Quem se pode registar no Portal do Regante?

    ​As áreas do Portal do Regante com dados privados estão apenas disponíveis para beneficiários do Sistema Global de Rega de Alqueva. Assim, poderão registar-se proprietários ou rendeiros de prédios beneficiados, ou outros consumidores de água para rega, nomeadamente precários ou detentores de títulos de captação de água para rega.​